Venda de veículos cresce 2 por cento em Presidente Prudente este ano
quarta-feira, 10 de julho de 2013A venda de veículos está aquecida no Oeste Paulista. De acordo com a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a maio, o setor cresceu 2%, em comparação ao mesmo período do ano passado, em Presidente Prudente.
A frota da maior cidade da região saltou de 136.492 veículos para quase 139 mil. Esse aumento seguiu a tendência nacional, de quase 5%.
Em uma concessionária de motocicletas de Prudente, por exemplo, somente de janeiro a junho deste ano, as vendas cresceram aproximadamente 10%. Foram cerca de 200 motos a mais em relação ao mesmo período do ano passado
“Essa procura pela motocicleta é por causa da economia, praticidade e custo de manutenção”, fala o gerente de vendas Flávio Moreira.
E essa alta que resultou em mais contratação na empresa. O quadro de vendedores teve que ser ampliado. “Aumentamos o quadro de funcionários justamente para atender aquele público que não tem tempo de vir até a concessionária. Temos o pessoal para ir até a empresa ou casa do cliente”, comenta Moreira.
Outros municípios da região também tiveram crescimento. Dracena teve um aumento de 2,11%, saltando de pouco mais de 28 mil veículos para quase 30 mil.
Martinópolis, por exemplo, registrou um crescimento de 2,30%, passando de 10.186 para 10.421 veículos. Rancharia ficou com 2,34%, aumentando a frota de 14.030 veículos para 14.359. E Presidente Venceslau teve um crescimento de 1,87% chegando a quase 23 mil veículos.
Segundo o economista José Nivaldo Lucheti, a alta nas vendas de veículos deve aumentar ainda mais para o próximo semestre, já que as facilidades de crédito e as reduções de impostos têm favorecido os compradores. Mas ele faz um alerta.
“Estamos com os juros mais baixos, mas os juros brasileiros ainda são altos. É melhor a pessoa dar uma entrada razoável e não financiar totalmente o veículo e, com isso, reduzir o prazo de financiamento. Cinco ou seis anos de financiamento impacta o valor da prestação e quando você acabar de pagar, o veículo já está desvalorizado bastante”, explica Lucheti.
Porém, com este aumento de carros, motos, ônibus e caminhões circulando pelas ruas e estradas, vem as consequências de um trânsito cada vez mais caótico.
“Maior número de infrações, maior número de acidentes, acidentes graves e vítimas fatais. Para que isso não aconteça, tanto motorista, quanto os pedestres precisam ser mais tolerantes e pacientes”, ressalta o especialista em trânsito Manoel Félix da Costa.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Livro sobre a história de Presidente Prudente é lançado
- Receita vai liberar quase R$ 3 mi em restituições para região de Prudente
- Prefeitura de Prudente terá que pagar R$ 8 mil por poste "esquecido" em via
- Fluxo no aeroporto de Presidente Prudente aumenta mais de vinte por cento neste ano
- Presidente Prudente: Setor de Projetos da Seplan encerra 2012 com mais de 4 mil novas aprovações imobiliárias