Unesp de Presidente Prudente recebe exposição inclusiva sobre Yu Xuanji
sexta-feira, 3 de maio de 2013Será inaugurada nessa sexta-feira (3) a exposição inclusiva “A poesia de Yu Xuanji em imagens, sons e texturas”, no prédio da diretoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, como parte das comemorações dos 54 anos da instituição. Depois, a mostra poderá ser visitada na biblioteca do campus, de 6 a 10 de maio. A exposição estará enriquecida com a sonorização dos poemas, com a impressão em braile e com a elaboração de modelos táteis.
Yu Xuanji (844 – 869) é um dos principais expoentes femininos da literatura chinesa. A tradução de “Poesia Completa de Yu Xuanji” nasceu da parceria da Editora Unesp com o Instituto Confúcio na Unesp. É a primeira vez que a obra completa de um poeta chinês é traduzida diretamente do mandarim para o português em edição bilíngue. Com 48 poemas reunidos em 144 páginas, o livro apresenta uma consciência feminista precursora para a época em que foi escrita.
O evento na cidade de Presidente Prudente propõe interpretações de 10 dos 48 poemas que constam do livro. Para a ocasião, dez artistas plásticos criaram obras de 40cm x 40cm, desenvolvidas nas mais diferentes técnicas, a partir da interpretação de cada artista plástico a um poema.
Os artistas participantes são: Eiji Yajima, Eduardo Schamó, Fátima Lourenço, Clarice Sarraf, Marines Takano, Marli Takeda, Matiko Sakai, San Bertini, Sheila Oliveira, Shizue, VPadin e Neide Marcondes de Faria. Para que fosse possível a leitura da obra por parte do público junto às obras de cada artista, foi exposto o poema em português e em mandarim.
A gravação em áudio dos textos da exposição em Prudente foi realizada empregando o MemoTouch Voice Labeler, um dispositivo que permite também reproduzir a sonorização, feita pela professora Glaucia Gro (em mandarim ) e pela professora Arlete Meneguette (em português). A impressão em braile dos poemas em português foi feita no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), onde três modelos táteis de um dos quadros será realizada no dia 6, das 16h às 18hs, com base na arte elaborada pelo designer Matheus Meneguette. Em seguida, os modelos táteis serão integrados à Exposição Inclusiva, para favorecer a apreensão do conteúdo por pessoas com deficiência visual.
Fonte: IFronteiras
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Prefeitura de PP abre seleção para médicos plantonistas socorristas
- Índice Preços Toledo mostra alta na cesta básica em Presidente Prudente
- Prefeitura de Presidente Prudente abre terceirização de 377 cargos
- Agrimensura é o curso mais concorrido na Etec de Prudente
- Prazo curto para aprovar renovação com Sabesp preocupa Câmara de Prudente