Transporte público inicia greve em Presidente Prudente
quinta-feira, 27 de junho de 2013O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Presidente Prudente e Região iniciou nesta quinta-feira (27) a greve da categoria. A decisão foi tomada após uma contraproposta ser entregue a TCPP e Pruden Express.
De acordo com o tesoureiro do órgão, Edmilson Fábio Bonfim, nenhum dos 124 veículos está circulando. “As empresas não têm mais propostas e a última foi apresentada ontem à tarde. Os trabalhadores pararam e permanecem reunidos nas garagens das empresas aguardando outras negociações”, afirma.
Da proposta apresentada, o sindicato aceitou o reajuste de 8,2% no salário e vale-alimentação de R$ 270. Uma contraproposta foi apresentada nessa quarta e, por volta das 14h30, as empresas informaram que não podem oferecer além do que já haviam oferecido.
O impasse, de acordo com o sindicato, é a redução da jornada de 220 horas/ mês para 180 horas/mês. Os trabalhadores querem imediatamente e as empresas afirmam que só podem fazer a mudança a partir de janeiro.
“Há uma escala já programada a ser seguida, não tem como mudar agora, pois isso pode prejudicar o funcionamento do sistema”, afirma o diretor do Centro de Gerenciamento Operacional (CGO) do transporte coletivo de Prudente, José Ricardo Góis, que representa a TCPP e a Pruden Express.
Há também o pedido para que mais cobradores sejam contratados. “Eles nem mencionaram isso na proposta”, rebate Bonfim.
Ainda de acordo com o tesoureiro, a última greve foi em 2009 e durou um dia. “Dessa vez a paralisação só tem data para começar. Agora vamos aguardar a iniciativa das empresas”, enfatiza Bonfim, que ainda diz que não sabe qual vai ser a reação da população, mas “espera que seja a favor”.
“Com a greve, as propostas voltam ao zero e vamos ter novas negociações”, lamenta Gois.
Fonte: IFronteiras
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Venda de automóveis cresce em Presidente Prudente e bate recorde do ano
- Presidente Prudente confirma mais um caso de dengue
- Presidente Prudente: homem sobe em torre de 50 m para 'abençoar a cidade'
- Violência contra idosos em Prudente cresce mais de 60 por cento em dois anos
- Sert oferece vagas para balconista e cozinheiro e outros cargos em Prudente