Presidente Prudente registra três casos de dengue e alerta população com ações no Calçadão da Maffei
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012Com a divulgação nesta quinta-feira (09/02) dos três primeiros casos de dengue registrados neste ano referente ao mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade Presidente Prudente, através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) intensificou as ações com a mobilização realizada no Calçadão da Maffei nesta quinta-feira, das 9h às 11h30; outra ação ocorrerá nesta sexta-feira (10) no mesmo horário. Conforme a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, o trabalho tem como objetivo conscientizar a população em relação aos três primeiros casos de dengue no município, além de alertar em relação ao elevado alto Índice Breteau (IB) na cidade, que coloca a cidade em estado de alerta para evitar novos casos.
De acordo com a educadora, os casos de dengue foram registrados em três pessoas com idade entre 22 e 29 anos, sendo duas mulheres e um homem, moradores dos seguintes bairros: Vila São Jorge; Vila Mendes e Conjunto Habitacional Ana Jacinta. As notificações são referentes ao mês de janeiro, sendo que as pessoas identificadas com os sintomas e submetidas aos exames, que foram confirmados nesta quinta-feira pelo Instituto Adolpho Lutz. Já em relação ao Índice Breteau divulgado no início deste mês aponta IB de 5,4, isto é, acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera entre 1 e 2 tolerável. A medição define a quantidade de insetos, entre eles o mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue), em fase de desenvolvimento no município.
Conforme a educadora, a ação realizada no Calçadão tem como objetivo mostrar para a população, que ela é responsável pela proliferação dos casos no município, já que 90% dos focos da dengue continuam nas residências das pessoas. “Queremos mostrar que a dengue é um problema de todos e que precisa da colaboração dos moradores nas atitudes simples de recolher os lixos do quintal, não deixar pratos de planta acumular água, recolher garrafas que devem ser armazenadas com a boca para baixo. São pequenas ações que devem evitar que o mosquito prolifere no município”, explica.
No Calçadão as equipes montaram diversos objetos para chamar a atenção da população, como o mapa onde foram demarcadas as áreas e pontuados os pontos mais críticos de cada localidade. Com isso, o morador pode identificar como está o Índice Breteau no seu bairro. No local também montado um podium que coloca em evidência os objetivos responsáveis pelo acumulo de água e proliferação do mosquito da dengue. Em primeiro lugar aparece o prato colocado debaixo do vaso de planta, que recebe o excesso de água; em segundo, as garrafas que não são armazenadas corretamente; em terceiro, os lixos que ficam no quintal, como latas, recipientes plásticos, pneus, dentre outros.
O autônomo Antônio Osório Franco, 59 anos, aprovou a ação, ele passou pelo Calçadão e recebeu as orientações da equipe da dengue, além de tomar conhecimento dos três novos casos no município. “O trabalho é importante para conscientizar os moradores e fazer com que a pessoa mude de atitude ao observar o quintal e os itens que podem ser recolhidos para não acumular água”, ressaltou o autônomo.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Tempo fecha e deve chover em Prudente nos próximos dias
- Banco do Povo chega a Presidente Prudente e mais cidades do Estado
- Ipem fiscaliza produtos hospitalares em operação em Presidente Prudente
- PM dá dicas de segurança para quem vai viajar no aniversário de Presidente Prudente
- Prudente mantém saúde e limpeza no feriado