Presidente Prudente registra o primeiro caso de leishmaniose canina do ano
terça-feira, 19 de março de 2013A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), confirmou nesta segunda-feira (18) o primeiro caso de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) contraído na cidade.
O animal é de um morador do Jardim Paulista. De acordo com o médico veterinário Célio Nereu Soares, o proprietário já foi notificado a entregar o cachorro ao órgão para que seja realizada a eutanásia. Ele também pode procurar um veterinário na cidade de Presidente Prudente para submetê-lo ao procedimento.
O CCZ, agora, aguada o parecer do dono para tomar as providências. O prazo é até sexta-feira (2) e ele pode ser multado, caso não o cumpra.
O exame que identificou a doença foi feito no mutirão realizado na cidade pelo órgão e feito pelo Instituto Adolpho Lutz. A leishmaniose é transmitida pelo mosquito palha e infecta, principalmente, animais domésticos.
O inseto deposita seus ovos em quintais sujos com material em decomposição, como folhas, frutas e fezes de animais. Por isso, a população é fundamental para que a doença não se alastre e afetem outros cães.
Fonte: IFronteiras
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Bandidos usam chave mixa para furtar caminhão em Presidente Prudente
- Vazamento de gás provoca princípio de incêndio na Paróquia Santo Antônio em Presidente Prudente
- Prudente recebe 120 vagas para ensino técnico
- Balcão de Empregos tem mais de 505 vagas para Presidente Prudente e região
- Meio Ambiente retoma rotina e mobiliza equipes em diversas áreas verdes de Prudente