Presidente Prudente garante participação no ‘Prêmio Municípios que Fazem Render Mais’ da Fiesp
terça-feira, 30 de agosto de 2011Além de ter confirmado participação na sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a Prefeitura da cidade de Presidente Prudente também concorrerá ao ‘Prêmio Municípios que Fazem Render Mais’. Concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a iniciativa tem o objetivo de identificar, reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão dos recursos públicos em várias dimensões da administração. O prazo de inscrição termina amanhã (31/08), mas o responsável pelo coordenador de Agricultura da Prefeitura, o engenheiro agrônomo Cláudio Mura, explica que a ficha de inscrição, bem como o questionário que contém mais de 30 questões, foi encaminhado ontem (30/08), via Sedex, para a sede da Fiesp em São Paulo.
O site oficial da federação informa que os 645 municípios paulistas foram convidados a participar do prêmio que avaliará diversos itens de gestão, como sustentabilidade, transparência, participação popular, contribuição para o desenvolvimento local, custeio e qualidade do investimento e responsabilidade fiscal e social. Prudente, de acordo com Mura, concorrerá na categoria de 50 mil a 250 mil habitantes. Há ainda as categorias até 50 mil habitantes e acima de 250 mil habitantes. “Em outubro serão escolhidos 30 municípios pré-finalistas. Destes, 15 passam para a fase final. A gente espera estar no meio deles”, diz esperançoso.
O processo de avaliação será conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujos técnicos irão visitar os municípios pré-qualificados em fevereiro de 2012. Ao final, nove deles divididos nas três categorias serão escolhidos, isto é, três de cada. O anúncio do resultado sairá em março do próximo ano.
Entre as ações prestadas na inscrição do maior município da região, Mura frisa que foram destacados os projetos Sua Vida Melhor Ainda, que consiste em promover mutirão de embelezamento nos bairros da cidade de forma a contribuir com a melhor qualidade de vida da população, e o projeto Cidadescola, em que o tempo de permanência das crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação aumentou de cinco para nove horas em 10 unidades de ensino. “Destacamos ainda a Lei Geral da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”, completa, se referindo à legislação que permite ao município disponibilizar mecanismos para legalizar microempresários que atuam na clandestinidade e apoiar àqueles interessados em manter seus negócios de portas abertas, além de outras ações, projetos e programas desenvolvidos em outras áreas.
Por fim, o Fiesp ressalta que “apenas os 30 finalistas e os vencedores de cada categoria serão divulgados. Com isso, os municípios que não tiverem iniciativas enquadradas nos critérios de premiação não serão conhecidos”. “Por ser uma iniciativa inédita, a gente não tem noção de como será o processo de escolha. O que temos é a esperança de ficarmos pelo menos entre os 30 municípios pré-qualificados para fase final”, termina.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Abaixo-assinado contra aumentos é entregue na Câmara de Presidente Prudente
- Presidente Prudente confirma mais dois casos de dengue
- De olho na Copa, empresas de Prudente procuram funcionários bilíngues
- Presidente Prudente: Faculdades investem em campanhas contra rasuras em livros
- Sest/Senat oferece curso para monitor em transporte escolar em Presidente Prudente