Montanha de lixo é deixada a poucos metros do Depósito de Entulhos em Prudente
sexta-feira, 26 de outubro de 2012No começo da estrada rural que dá acesso ao Bairro Sete Copas, no Parque Furquim, em Presidente Prudente, é possível encontrar uma montanha de lixo doméstico, eletrônico, de construção e móveis deixada bem na cerca da propriedade onde funciona exatamente o Depósito de Entulhos da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.
De acordo com a moradora Vânia Aragosa, que possui uma propriedade próxima ao local, a própria população aproveita as madrugadas para descartar esse tipo de lixo ali. “Isso acontece há muito tempo. Geralmente nos deparamos com essa grande quantidade na estrada na segunda-feira. Acredito que as pessoas levem o lixo aos finais de semana”, revela.
Ela conta que toda semana a Prefeitura precisa fazer a limpeza. “Mas não adianta, porque toda semana é a mesma coisa. E uma vez uma amiga nossa presenciou um caso e foi falar com a pessoa. Ela chegou até mesmo a ser xingada por ter ido se manifestar contra o ato”, conta.
O também morador Valter Buarque fala que passa pela estrada de três a quatros vezes por dia e que realmente o lixo tem atrapalhado. “Em época de chuva, muitos materiais descem para minha propriedade. Esses dias encontramos até um animal morto no meio do lixo”, informa.
Segundo o encarregado de manutenção do Parque de Obras de Presidente Prudente, Aparecido Felício, o Depósito de Entulhos da Prefeitura funciona no mesmo lugar há bastante tempo e serve para descartar restos de materiais de construção, que depois são usados no recape em estradas de terra da cidade.
“Ainda nessa quarta-feira [24] mandaremos uma máquina para recolher todo o material”, promete.
Para o secretário de Meio Ambiente de Prudente, Fernando Luizari Gomes, isso acontece em muitos lugares da cidade pela falta de conscientização ambiental da população.
“Fico muito triste com a falta de educação ambiental da população quando acontece isso. Talvez, através de um estudo bastante aprofundado, poderíamos colocar caçambas em lugares estratégicos para que esse lixo não seja descartado em locais públicos. Mas precisamos analisar, porque até que ponto essa não seria uma maneira de incentivar esse ato?”, questiona.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Base da PM em Prudente é alvejada com 8 tiros durante madrugrada
- Pintor furta mais de 400 reais de hipermercado de Prudente e é preso
- Reforma derruba em até 40% vendas no Calçadão de Presidente Prudente
- Igreja Maristela realiza abertura do Ano da Fé hoje em Presidente Prudente nessa quarta-feira
- Mais sete casos de leishmaniose são registrados em Presidente Prudente