Incidência de raios ultravioleta chegou ao extremo em Prudente
sábado, 20 de outubro de 2012Por volta do meio-dia de quarta-feira (17), a incidência de raios ultravioleta (UV) chegou ao nível extremo em Presidente Prudente, conforme medição do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
No nivel 12, o índice é considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e exige a atenção das pessoas, já que a superexposição ao sol pode trazer prejuízos à pele.
Segundo o próprio Cptec, o índice UV é a medição da intensidade da radiação ultravioleta. Esse cálculo depende da quantidade de nuvens no céu e pode variar a cada hora do dia. Às 13h30, por exemplo, já tinha caído para 8, que é tido como “muito alto”.
A tabela da OMS considera que índices menores que 2 são da categoria “baixo”. Entre 3 e 5, “moderado”. De 6 a 7 é tido como “alto”; de 8 a 10, “muito alto; e maiores que 11 são “extremos”.
“Quanto mais limpo céu, menor a quantidade de nuvens para filtrar os raios solares e, por isso, o índice UV é mais alto”, explica o climatologista Vagner Camarini.
“De agora até fevereiro os índices vão variar bastante entre ‘muito alto’ e ‘extremo’, e isso é normal até porque os dias vão ficar mais longos com o horário de verão”, ressalta o climatologista.
Como se proteger
O dermatologista Manoel Camilo Nieto Miguez afirma que nosso país não tem uma latitude muito favorável, pois tem um clima tropical e quanto mais próximo à linha do Equador, maior a incidência solar. “O câncer de pele é o maior problema dessa exposição aos raios solares”, alerta o médico.
Ele orienta que a população evite sair ao sol das 9h às 15h e use o protetor solar diariamente. “Há uma grande variedade de produtos com fator de proteção diferente. É um produto que está cada vez melhor”, fala.
Miguez ainda lembra das roupas com tecidos com proteção UV. “É uma tendência mundial, mas custam mais caro. Se você não tiver condições de comprar roupas assim, dê preferência aos tecidos de algodão e não os sintéticos”, diz o dermatologista.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Ipem fiscaliza produtos de impressão gráfica em Prudente não encontra irregularidade
- Em 3 anos de Lei Antifumo, região de Prudente contabiliza apenas 18 multas
- Prefeitura de PP abre seleção para médicos plantonistas socorristas
- Prudente: Balcão da Sedepp mantém nesta primeira quinta de 2013 mais de 360 vagas de trabalho
- Prudente recebe 120 vagas para ensino técnico