Franquias de Prudente movimentam 92,9 milhões
terça-feira, 30 de outubro de 2012Resumidamente, franquia é uma modalidade de negócio comercial em que o franqueado paga para utilizar a marca, produtos e serviços de uma empresa já existente, usufruindo do mesmo nome e materiais. Das 2.031 redes criadas no país, quatro nasceram em Presidente Prudente e movimentaram, no último ano, mais de R$ 92.946.000.
Na cidade, o ramo de alimentação é o destaque nos negócios, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). São três empresas voltadas ao setor que nasceram em Prudente: a Roasted Potato, Scada Café e Casa do Crepe, sendo que as duas últimas são classificadas na categoria “bebidas, cafés, doces e salgados”. A outra franquia originada no município é a Health Cred, cuja classificação é “negócios, serviços e conveniência”.
A maior delas, em número de unidades, é a empresa de batatas recheadas, com 71 lojas espalhadas pelo país. Na sequência, aparece a cafeteria, que tem 20 franqueados, e a empresa de créditos, cujo número de unidades é 14. A fabricante de crepes possui cinco lojas. Os números também são da ABF.
Roasted Potato
Justamente a mais antiga é a que tem mais unidades. A Roasted Potato nasceu em 1987, em um shopping da cidade, e a segunda unidade foi aberta em outro centro de compras prudentino. “O sucesso foi tamanho que começaram a surgir os primeiro interessados em investir na empresa. A crescente procura estimulou a criação da Roasted Potato Franchising, em 1995, com a primeira loja da cidade de Campo Grande (MS)”, informa o site da empresa.
Atualmente, a empresa não pertence mais ao casal de empresários de Presidente Prudente que a fundou. Modesto Carone Junior e Maria Lucia Rezende Carone venderam os direitos da roasted há cerca de 90 dias para um grupo de São Paulo, proprietário de diversos shoppings e outras franquias de calçados e sucos.
Scada Café
O Scada Café também nasceu em um shopping da cidade, em 2004. “Desde a criação, já pensávamos em um modo operacional estruturado, com padronização de produtos e serviços que pudessem ser multiplicados”, conta o proprietário Eduardo Simões.
Dois anos depois, ele abriu uma “loja piloto”. “Foi quando começaram a perguntar se a cafeteria era uma franquia de outra cidade e se surpreendiam quando descobriam que era da cidade. Este foi o start para que eu começasse a estudar o que era uma franquia, entender o mercado e deixar a marca pronta para expansão”, afirma.
A primeira loja fora de Prudente foi aberta em 2008, em São José do Rio Preto. A última, em agosto deste ano, em Maringá (PR). Os resultados, de acordo com Simões, sempre atenderam as expectativas. “Temos projeções até 2020 e estamos batendo as metas estipuladas. O franchising é uma forma mais objetiva e profissional para expandir e ainda usa o capital do franqueado”, diz.
Health Cred
Oferecer financiamento para tratamentos médicos e odontológicos. Este é o objetivo da Health Cred, criada há três anos na cidade. “Começamos e percebemos que era um nicho sem concorrência ao sermos procurados por pessoas de todo o Brasil. Recebemos muitas propostas e começamos a trabalhar isso online, mas havia muitas dificuldades para fechar contratos e optamos pelo franchising”, diz o proprietário Aristides Ribas.
O processo de implantação do sistema foi demorado, de acordo com ele, mas os resultados foram satisfatórios. “Levamos seis meses até estruturar tudo, mas os franqueados estão satisfeitos, nenhum saiu da rede até hoje”, enfatiza, contando que a primeira unidade foi aberta em São Paulo e as últimas, no último mês, em Guaratinguetá (SP) e Colatina (ES).
Casa do Crepe
“Foi mais ideia própria do que a procura de terceiros que me levou a criar a franquia. Desde a concepção da marca, projetei para que a cozinha fosse simples e que pudesse ser replicada, além de pensar em cuidados com a marca, manuseio, cardápio e todo o conceito visual”, conta o franqueador Néder Izaac, da Casa do Crepe.
Com duas lojas abertas na cidade, uma na Avenida da Saudade e outra no Centro em 2005 e 2006, respectivamente, a franquia só chegou para ele em 2008, quando houve o processo de estruturação. A primeira franquia veio em 2009, em um shopping também de Prudente. A última, em 2011, em Recife (PE).
Ele justifica a escolha pelo modelo de negócio. “Quando você quer dar sequência ao negócio e abrir mais lojas, sem a presença do dono, só de um gerente, há dificuldade para ser bem sucedido. A longo prazo, você perde o controle. No franchising, outra pessoa é a dona, mas paga um ‘aluguel’, paga pelo know-how”, explica.
Fonte: iFronteira
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