Em Prudente, cerca de 4,3 mil deixaram escola sem concluir ensino fundamental
sexta-feira, 26 de outubro de 2012Em Presidente Prudente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 4.334 jovens, entre 15 e 24 anos, que não concluíram o ensino fundamental. A falta de qualificação profissional, decorrente muitas vezes do abandono dos estudos, é um dos principais motivos para o desemprego desta faixa etária, conforme aponta o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A publicação da Unesco apontou que 200 milhões desses jovens, de países em desenvolvimento, não concluíram a escola primária, o equivalente ao ensino fundamental no Brasil. A população jovem do mundo é a maior que já existiu e um em cada oito jovens está desempregado.
O sociólogo Marcos Lupércio explica que essa situação acontece principalmente na parcela mais humilde da sociedade, onde a renda é menor. “Então, talvez, a necessidade de ajudar a família é uma questão que leva ele ao mercado de trabalho. Muitos acabam abandonando o ensino médio, achando que o emprego naquele momento é mais vantajoso e não se qualifica. Não tem aquela formação continuada”, afirma o especialista.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) oferece, a pessoas entre 18 e 29 anos, a oportunidade de voltar a estudar. Em 18 meses, o aluno cursa da quinta série até o último ano do fundamental.
Na sede do projeto, os estudantes também aprendem informática e há um espaço reservado para os filhos, enquanto os pais estudam.
“O Projovem é realmente um projeto de inclusão, social, dentro da educação e no mercado de trabalho. As áreas que mais empregam é a construção civil, recepcionista e no comércio”, destaca a coordenadora executiva do projeto, Antônia Braz.
A aluna Simone da Silva parou de estudar na quarta série. “Eu não tinha dinheiro para me sustentar e comecei a trabalhar de babá, empregada doméstica. Estou me sentindo mais confiante em aprender e voltar ao mercado de trabalho sabendo mais”, fala.
O Projovem Urbano deverá abrir inscrições para formação de novas turmas no ano que vem. Para ter mais informações sobre o projeto de inclusão, é só ligar no telefone 3222-7606.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Oficina Cultural de Presidente Prudente oferece programação das atividades de férias
- Museu de Presidente Prudente relata história do Brasil
- Receita vai liberar quase R$ 3 mi em restituições para região de Prudente
- Presidente Prudente renova contrato com a Sabesp
- Cepaz abre inscrições para 64 vagas no curso técnico de química em Prudente