CCZ confirma novo caso de leishmaniose em Prudente
terça-feira, 3 de julho de 2012Mais um caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) canina foi confirmado nesta segunda-feira (2) em Presidente Prudente. Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o animal contaminado veio de Campo Grande (MS) e habita uma casa no Jardim Maracanã. O município contabiliza agora 11 casos de janeiro a junho. Do total, seis foram contraídos em Prudente e cinco são importados.
O primeiro semestre fechou com a realização de 6.350 exames, segundo o diretor do CCZ, Célio Nereu Soares. Em relação ao último caso positivo, ele revela que ao ser informado da confirmação, o proprietário do animal se mostrou resistente em entregá-lo para o procedimento da eutanásia, considerado o mais ideal neste caso.
“Ele não autorizou o CCZ a fazer a remoção do cachorro. Por conta disso, o município já está entrando na Justiça para que tão logo seja feito o recolhimento do animal”, afirma Soares.
A coleta de sangue dos animais foi suspensa por conta da realização da campanha antirrábica no município. “A partir do dia 20 de julho a coleta volta a ser feita. Nesse período, caso tenha algum animal com suspeita, a pessoa pode trazer aqui no CCZ que a gente coleta o sangue”, esclarece o diretor.
O CCZ fica na Rua Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco, em Prudente.
Campanha Antirrábica
Os postos volantes de vacinação atendem nesta segunda-feira no Jardim Eldorado e nessa terça-feira (3) no Bairro Humberto Salvador e Brasil Novo.
“No próximo dia 19 de julho estaremos montando ponto de vacinação no estacionamento do Matarazzo e na praça em frente à Escola Estadual Marieta Ferraz de Assumpção. Após o término, iremos vacinar os animais dos proprietários que possuírem mais de 10 animas em casa. Os interessados na vacinação a domicílio, precisam fazer o agendamento prévio no CCZ pelo telefone [18] 3905-4220”, informa Soares.
Fontes: Ifronteiras