Campanha em Prudente ajuda na renegociação de dívidas
terça-feira, 4 de dezembro de 2012Em Presidente Prudente, segundo a Associação Comercial e Empresarial (Acipp), existem 65 mil registros de inadimplência. Para que os consumidores tenham a chance de renegociar as dívidas e aprender a gastar de forma correta, está sendo realizada na cidade a campanha ‘Acertando suas Contas’. A ação é uma parceria entre a empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e a Acipp.
“A pessoa precisa trazer o RG e o CPF. Chegando no container, onde o serviço é prestado, ela será atendida e será informada se possui ou não dívidas. Aproveitando a oportunidade, ela receberá informações sobre o orçamento doméstico”, explica o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro.
Depois de receber as orientações, o consumidor pode procurar a loja na qual tem dívidas e fazer um acordo.
Ainda segundo o presidente da Acipp, em Prudente existem 12 mil estabelecimentos comerciais, e muitos deles, da área central da cidade, estão interessados em facilitar o pagamento e até dar descontos.
“Existem dois tipos de loja: aquelas que já autorizaram a encaminhar as pessoas para um bom acordo e estão dispostas a dar um bom desconto, e aquelas que vão receber o consumidor e negociar pessoalmente”, fala.
Para a consultora de orçamento doméstico Maria Lúcia Ribeiro da Costa, as pessoas ficam no vermelho porque na maioria das vezes gastam o que não podem. Porém, ela garante que é possível organizar melhor as contas mensais.
A Empresa Júnior Toledo disponibiliza na internet uma planilha que auxilia a planejar o orçamento da família. Segundo a consultora, ela é bem fácil de ser usada.
“É só lançar os valores. As somas já são automáticas e depois as pessoas podem fazer a planilha para o ano todo”, salienta.
Além disso, a ferramenta ajuda a visualizar onde será necessário gastar menos para poder compensar outras despesas.
“No primeiro mês a pessoa vai anotar as despesas naquele período, o que ela ganhou e o que ela gastou. Depois disso, vai verificar se está sobrando ou está faltando dinheiro. Uma recomendação importante é sempre economizar cerca de 20% do salário”, ensina.
Fonte: IFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Secretário de Turismo Carlos Alberto da Silva Corrêa será empossado nesta sexta-feira em Prudente
- PM dá dicas de segurança para quem vai viajar no aniversário de Presidente Prudente
- Prudente: Balcão da Sedepp mantém nesta primeira quinta de 2013 mais de 360 vagas de trabalho
- Parceiro de Raul Seixas faz show em Presidente Prudente
- Presidente Prudente: Ciee tem vagas de estágio para Venceslau, Prudente, Epitácio, Bernardes e Iepê