Campanha contra a gripe vacina 74% em Presidente Prudente
sexta-feira, 17 de maio de 2013Termina nessa sexta-feira (17) a Campanha Nacional Contra a Influenza. Ontem (16), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) da cidade de Presidente Prudente divulgou o balanço parcial na cidade, que revelou que 74% dos grupos prioritários foram imunizados, sendo eles composto por idosos acima de 60 anos, crianças, gestante e puérperas.
Do total de pessoas vacinadas, sendo 25.677, a quantidade mais expressiva é representada pelos idosos, que somam 21.349 imunizados contra a gripe, o que compreende a 74,73% desta população. Em seguida, aparecem as puérperas, totalizando 263 (82,45%). Na sequência, aparecem as 2.831 crianças, ou seja, 73%. Por fim, o menor grupo vacinado é o de gestantes. Com 1.234 futuras mães imunes ao vírus, elas totalizam apenas 63,61%.
“Se o grupo de gestantes figura entre os prioritários é pelo fato de que quando elas são acometidas, têm maior probabilidade de terem complicações clínicas, sendo a pneumonia, internações e até óbitos. A gestante pode tomar a vacina em qualquer idade gestacional”, explica a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva.
Ela salienta ainda que os munícipes que integram os grupos prioritários têm até às 17h de amanhã para procurarem uma unidade de saúde na cidade de Presidente Prudente mais próxima de sua residência e garantirem a imunidade a gripe.
“Temos observado que o número de vacinados cresce, mas não é expressivo. A vacina é composta por vírus inativado, ou seja, mortos. Ela não tem a capacidade de causar gripe em ninguém”, fala.
Fonte: IFronteiras
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Ladrão invade construção em Presidente Prudente e leva motor de betoneira
- Prudente analisa entidades para credenciamento no Cartão Recomeço
- Moradores e ex-moradores ilustres comentam saudades e lembranças de Presidente Prudente
- Moradores são contra instalação de aterro em Presidente Prudente
- Unesp segue concurso para contratar professor em Prudente e região