Em Prudente, trinta por cento dos mototaxistas ainda estão sem curso obrigatório
terça-feira, 2 de outubro de 2012Em Presidente Prudente, segundo a Secretaria de Assuntos Viários (Semav), dos 200 mototaxistas e motofretistas cadastrados, somente 140 fizeram o recadastramento obrigatório este ano e apresentaram a conclusão do curso especializado exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ou seja, pelo menos 30% segue sem cumprir a determinação.
Entretanto, a fiscalização dos profissionais da categoria, que tinha início marcado para o dia 4 de agosto, foi adiada para fevereiro de 2013. E foi a exigência desse curso de capacitação que adiou pela terceira vez a fiscalização.
“Houve uma manifestação nacional da categoria, pois muitos não tinham conseguido fazer o curso até o final do prazo. Por isso, o Detran [Departamento Estadual de Trânsito] decidiu pedir um novo prazo ao Contran”, explica o secretário da Semav, Luiz Abel Brondi.
Ainda de acordo com ele, a procura ainda é baixa.“Ano passado foram disponibilizadas 550 vagas, inclusive gratuitas, mas os números mostram desinteresse”, afirma o secretário.
Por enquanto, durante as fiscalizações de rotina, os profissionais que não apresentarem a conclusão do curso serão notificados. “Nós avisamos que é necessária a qualificação, que existe o curso e que se ele não se regularizar até a fiscalização depois vai ter que pagar multa e pode ter a moto apreendida”,ressalta Brondi.
Conforme o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Prudente, das 240 vagas para o curso de motofretista, somente 71 pessoas concluíram a capacitação.
Já para a qualificação dos mototaxistas, somente 77 profissionais chegaram o final e ainda há 180 vagas em aberto. Os cursos são gratuitos, com abertura de turmas conforme a procura.
“Eu sou a favor da fiscalização, sim, pois agora nós temos oportunidade de fazer o curso. Não há dificuldades, tem vagas, é gratuito e estamos sendo bem atendidos. Todos já estão sabendo, por isso, ano que vem, quem não tiver feito, não terá desculpas”, afirma o presidente das Agências de Mototaxistas e Motoqueiros de Prudente, Vicente dos Santos.
Ele ainda enfatiza que os profissionais que fizeram o curso anterior precisam fazer novamente. “Eu mesmo tenho o antigo, mas tem que fazer esse novo, do governo. Não fiz ainda, mas pretendo fazer mês que vem”, diz Santos.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Programa da Unesp de Presidente Prudente trata obesidade em crianças
- Hora do Planeta 2013 em Presidente Prudente
- Moradores são contra instalação de aterro em Presidente Prudente
- Prefeitura terá que regulamentar benefícios a pacientes renais em Presidente Prudente
- Presidente Prudente: Entrega de títulos e prova prática do concurso da Prefeitura serão no domingo