Venda de automóveis cresce em Presidente Prudente e bate recorde do ano
quinta-feira, 6 de setembro de 2012O fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), inicialmente previsto para 31 de agosto, mas que foi ampliada pelo governo, impulsionou as vendas de veículos novos no país. As concessiorárias de Presidente Prudente seguiram a tendência e consideraram o melhor mês do ano, com aumento de cerca de 40% nos negócios, segundo os estabelecimentos.
O registro de crescimento nas vendas na cidade pode ser visto no número de emplacamentos de carros novos, que passou de 532 em julho, para 637 no mês passado, aumento de 19%. Até então, junho era o mês mais numeroso, com 618 emplacamentos, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).
Mas o número referente à venda de veículos pode ser ainda maior que o de emplacamentos, pois em algumas concessionárias o negócio foi fechado sem ter o carro no estoque, o que pode ter feito o cliente recebê-lo somente em setembro. E ainda há a possibildade de o cliente comprar o carro em Prudente, mas emplacá-lo em outra cidade.
“Batemos o recorde também. As vendas já vinham aumentando, mas estourou em agosto, que foi o nosso melhor mês, com crescimento de 40%. O mercado também aumentou a taxa para carros usados, o que também nos favoreceu”, afirma o gerente de uma concessionária da cidade, Walmir Wehbe.
Ainda conforme ele, os clientes deram preferência para os carros considerados completos. “Saíram os básicos, mas principalmente os com ar condicionado, direção e vidro elétrico”, fala o Wehbe.
Já em outro estabelecimento, o gerente Ricardo Leite acredita que esse recorde não seja batido este ano. “Não creio que setembro ou outros meses sejam melhores que agosto. Batemos o recorde do ano e da história. Creio que todo mundo vendeu bem. Em nosso caso, foi desde os carros básicos até caminhonetes de mais de R$ 130 mil. Passamos de 180 unidades para 260, aumento de 44%”, explica.
Para o gerente Wellington José Carvalho de Oliveira, que administra as vendas de 52 cidades da região, os negócios aumentaram 22%. “Também batemos o recorde. Atualmente em Prudente temos 60 pedidos em espera, vendemos antes mesmo do produto chegar e os prazos podem variar de 30 a 60 dias. Talvez em outubro as vendas voltem a crescer, pois o brasileiro deixa para a última hora, como em agosto”, ressalta.
Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no país houve aumento de 15,4% nas vendas no mês passado e o emplacamento de 405,5 mil veículos novos.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Poupatempo Prudente não funcionará no próximo sábado
- Presidente Prudente deve ter polo de instituto federal a partir de 2014
- Prudente: Casa no Jardim Bongiovani tem cerca danificada e é furtada
- Governo SP aumenta segurança em Presidente Prudente
- “Poluição sonora” em transporte coletivo é proibida em Prudente