Presidente Prudente: Videolocadoras diversificam produtos para competir com camelôs
segunda-feira, 20 de agosto de 2012Com a venda deliberada de DVDs piratas, o número de videolocadoras que fecharam as portas de 2008 para cá aumentou em Presidente Prudente. Aquele ano foi o ápice das apreensões de pirataria, segundo dados da Polícia Militar, quando 27.796 mil mídias do gênero foram recolhidas na cidade.
Somente no primeiro semestre deste ano, 6.923 discos já foram recolhidos. As apreensões foram feitas principalmente no camelódromo da cidade. No entanto, a ação da polícia não tem sido uma solução eficaz para quem depende das locações.
De acordo com a Coordenadoria Fiscal e Tributária de Prudente, das 28 videolocadoras que existiam na cidade até 2005, oito foram fechadas, quatro delas somente no ano de 2008.
Ainda que com 20 estabelecimentos do gênero cadastrados na coordenadoria, o número deles ainda em funcionamento é menor, já que na lista telefônica, por exemplo, constam apenas 12, das quais quatro estão com os telefones inativos.
Outro fator que faz reduzir o número real de locadoras em operação no município é que algumas delas ainda possuem o cadastro, mas reformularam o negócio e passaram a oferecer outros produtos para atrair os clientes.
Uma das empresas do ramo que está há cerca de dez anos no mercado em Prudente decidiu unir a conveniência à locação de filmes. De acordo com o dono do estabelecimento, Laerte Dinallo Zoccoler, o carro-chefe continua sendo o aluguel de DVD, mas outros produtos têm dado retorno.
“Vendo bebidas, alimentos, CDs. Recentemente comecei a vender roupas femininas na loja, tem dado retorno”, comenta o empresário.
Sobre o período de crise, ele conta que, diferente de 2005, ano que ele considera o auge de lucros da loja, o ano de 2008 foi marcado por reformulações negativas no estabelecimento. “Precisei mandar funcionário embora, diminuir a quantidade de DVD’s que eu comprava. Não foi fácil, acredito que só sobrevivemos por conta do bom atendimento que temos e por não deixarmos a qualidade dos filmes cair”, explica Zoccoler.
Antes da queda de locações, o empresário, que possui 8 mil clientes cadastrados na loja, revela que chegava a alugar 700 filmes somente nos finais de semana. Hoje, ele diz que, nas férias, época de maior movimento, o número atinge apenas 400 títulos.
No entanto, a crise não surpreendeu a todos. O dono de uma franquia de locações de DVDs, Ramiro Bonfietti, abriu a empresa na cidade em 2008, ano em que houve quatro fechamentos. Segundo ele, o fato de a empresa fazer parte de uma rede tem atraído e centralizado os clientes de Prudente em sua loja.
A videolocadora, que conta também com conveniência e livraria, possui 27,6 mil clientes cadastrados. “As pessoas vêm para alugar filmes e acabam levando alguma coisa, os clientes são fieis, e nós investimos muito em filmes, lançamentos, estamos sempre atualizados”, explica o empresário.
Ele revela que no início possuía seis funcionários na loja, mas hoje já são 11 pessoas. “O ramo de locação, para mim, ainda é um bom negócio”, ressalta Bonfietti.
Tecnologia que agrega
Segundo o dono da locadora, um fator que tem aumentado ainda mais a fidelidade dos clientes é a tecnologia. Hoje, os filmes em blue-ray e blue-ray 3D, que não dão espaço à pirataria, são os mais procurados pelos clientes. “O pessoal está conscientizado em termos de qualidade, não adianta ter uma TV boa para assistir a um filme pirata”, compara.
Sobre isso, o empresário Laerte Dinallo Zoccoler concorda: “Tenho investido nessas tecnologias e isso tem sido um dos motivos de otimismo para o meu comércio. As pessoas estão preocupadas, não querem que a má qualidade de um produto interfira no seu aparelho”, completa.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Balcão de Empregos inicia semana com mais de 570 vagas em Prudente
- Supermercados devem distribuir sacolas biodegradáveis em Prudente
- Em 3 anos de Lei Antifumo, região de Prudente contabiliza apenas 18 multas
- Mais 160 casos de dengue são confirmados em Presidente Prudente
- Workshop em Prudente apresentará oportunidades de negócios na Copa do Mundo