Presidente Prudente inicia semana de mobilização contra leishmaniose
terça-feira, 7 de agosto de 2012No domingo (5), durante a 6ª edição do Mania de Cão, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), fez o lançamento da Semana de Mobilização Contra Leishmaniose. O evento ocorre em todo o país até 10 de agosto, mas será estendido até 17 deste mês na cidade.
Para a campanha, os departamentos prepararam diversos mutirões. O primeiro ocorre na semana de 6 a 10 agosto e será no Jardim Iguaçu e nos parques São Lucas e São Mateus. Nestes bairros, os trabalhadores passarão por 2,135 imóveis, sendo 1.910 casas e comércios e 225 terrenos.
Do dia 7 a 9, em parceria com os atiradores do Tiro de Guerra, haverá a distribuição de sacos de lixo e material informativa sobre a prevenção da doença e posse responsável de animais. Também no dia 9, os moradores deverão colocar para fora de casa o lixo com materiais em decomposição, como filhas, frutas, fezes de animais e objetos que servem para acúmulo de água parada. No dia seguinte, o material será colhido.
Os três bairros foram escolhidos por que 24 dos 25 animais diagnosticados com leishmaniose na cidade moravam ali. “Além dessa incidência, existe um animal doente com leishmaniose que habita aquela região de 2010. O proprietário, desde quando confirmado o caso, chegou a ser notificado, mas se recusou a entregar o animal para eutanásia”, explica o médico veterinário do centro, Célio Nereu Soares.
O cão, de acordo com ele, continua como hospedeiro da doença. “A Prefeitura de Presidente Prudente entrou com ação judicial, cuja sentença foi favorável ao município. No dia que retornamos ao imóvel para busca e apreensão do animal, o proprietário escondeu o cachorro. Não bastasse isso, entrou com recurso e a ação ainda segue tramitando lentamente. Enquanto isso, a população fica vulnerável. Daí nossa preocupação em fazer o mutirão naquela região, na tentativa de diminuir pelo menos a presença do vetor”, explica Soares.
Outros bairros
Na semana que vai de 13 a 17 de agosto, o mutirão passa pela Morada do Sol e pelo Residencial Belo Galindo. Os kits serão entregues até o dia 15 e o “bota fora” ocorre no dia seguinte para que tudo seja recolhido no dia 17.
Durante toda a ação, segundo Soares, haverá pode de árvores, limpeza de praças e jardins e os fundos de vale receberão atenção especial.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Projeto Esporte Social do Alvorada participam do Dia Mundial da Saúde em Presidente Prudente
- Câmara cobra concurso para professores de música em Presidente Prudente
- Novo clube de Presidente Prudente ganhará vida nesta quinta-feira
- Bandidos usam chave mixa para furtar caminhão em Presidente Prudente
- Prefeito assina convênio que terá mais R$ 2 milhões para recapeamento asfáltico em Presidente Prudente