Campanha antirrábica imuniza mais de 38 mil animais em Prudente
terça-feira, 24 de julho de 2012Até o momento, a campanha de vacinação antirrábica imunizou 38.360 animais de Presidente Prudente. Porém, o total de cães e gatos do município é de 52.180, de acordo com o censo feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade. A meta deste ano pretendia imunizar 35.111 bichos.
O diretor do CZZ, Célio Nereu Soares, explica que a meta é estipulada pelo governo do Estado. Ele acredita que a superação da meta tenha sido em função ao período de dois anos sem a distribuição da vacina.
“Creio que seja por dois motivos: os dois anos sem a campanha e agora a população acredita na qualidade da vacina, que é a mesma das clínicas particulares”, opina Soares.
Do total de vacinados, a população canina continua na frente. Até agora 35.324 dos 46.082 cachorros foram protegidos contra a raiva animal. Já dos 6.098 gatos estimados, 3.036 foram imunizados.
“Sempre temos essa diferença entre cães e gatos. Os gatos são mais difíceis de vacinar e também são mais propícios a doença, por causa do instinto caçador, a probabilidade de contato com morcegos é maior”, ressalta o diretor.
Soares ainda explica que na manhã desta segunda-feira (23) o trabalho de coleta de sangue dos cães, que detecta ou não Leishmaniose Visceral Americana (LVA), voltou a ser realizado no município.
“Até o dia 30, esse trabalho passa a ser realizado simultaneamente ao da campanha. Desta forma, enquanto uma equipe de vacina continua visitando os imóveis com mais de dez animais, cujos proprietários fizeram agendamento prévio no CCZ, uma outra designada para retomada da coleta está atuando no Jardim Paulista. Lá, ela também estará aplicando vacina naqueles animais que ainda não foram vacinados”, explica o diretor.
Sobre o atendimento nas residências, onde vivem mais de dez animais, ele informa que em três dias foram vacinados 10.214 animais, sendo 9.895 cães e 319 gatos. Destaca ainda que os interessados devem fazer o agendamento no CCZ até a próxima quinta-feira (26).
No CCZ a vacinação antirrábica segue até o dia 28 de julho em esquema de plantão, com atendimento ininterrupto das 8h às 17h. Já nos dia 30, o atendimento se dará em seu horário normal de funcionamento. Pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 17h. Após o fim da campanha, as doses estarão disponíveis somente em clínicas particulares.
Em qualquer situação de mordida por cães ou gatos, a pessoa procure por um posto de atendimento o mais rápido possível, para que o atendimento e o tratamento possam ser feitos conforme a lesão. Além disso, o cão ou gato agressor, deve ficar em observação por dez dias, para que seja verificado se ele está ou não com a doença.
Fonte: Ifronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Com mais 74 casos de dengue confirmados, Presidente Prudente soma 435 catalogações positivas
- Ciee tem seis vagas para administração em Prudente e região
- Vagas para eletricista e atendente estão disponíveis no Sert em Presidente Prudente
- Passageiro de ônibus é preso em Presidente Prudente com pistola israelense carregada
- Idosa de 74 anos se forma na Etec de Presidente Prudente