Furto a lojas com portas e janelas de vidro assusta comerciantes em Prudente
terça-feira, 29 de maio de 2012Um novo tipo de crime está preocupando comerciantes de Presidente Prudente: é o furto a lojas com portas e janelas de vidro. Os bandidos destroem essas barreiras e levam principalmente aparelhos de TV. Eles agem sempre durante a madrugada, quando as ruas e avenidas estão praticamente vazias. O critério para a escolha dos alvos é sempre o mesmo, estabelecimentos que tenham portas ou janelas de vidro temperado e que deixem à mostra aparelhos de televisão.
As imagens ao lado foram gravadas pela câmera de vigilância de uma padaria que fica localizada em uma das principais avenidas de Prudente. Dois homens se aproximam e sem hesitar, um deles quebra o vidro com uma marreta. A ação é rápida e em 10 segundos o primeiro ladrão deixa a padaria carregando um televisor. O outro sai logo depois com o segundo aparelho.
Outra padaria da cidade foi alvo de dois furtos de televisores em menos de 15 dias. Agora com grades, a proteção dos vidros e do patrimônio do comerciante está garantida.
“Na verdade fiquei revoltado, né?! Por acontecer uma vez, foi um incidente, vou arrumar, recolher os cacos e a vida segue. Mas aí aconteceu novamente e antes de acontecer uma terceira vez, tivemos que colocar grade, não tivemos muita escolha”, revela o comerciante Luis Eduardo Nicoletti Branco.
Imagens do circuito interno da padaria mostra como aconteceu um dos furtos. Os ladrões chegam em um carro branco. Após rápida observação, um deles quebra o vidro com um martelo e entra enquanto o outro fica vigiando. Depois de pegar o televisor, eles entram no carro e fogem.
“Através de amigos do comércio ficamos sabendo que mais de 20 locais foram furtados durante um mês. As pessoas continuam roubando e não vimos nada ser feito”, salienta o comerciante.
Os casos estão sendo investigados pela polícia, mas até o momento não há pistas dos bandidos.
“Há a descrição de alguns veículos , contudo não há individualização de placas, o que gera certa dificuldade para as investigações”, explica o delegado da Polícia Civil, Arlindo Ribeiro de Sales.
Um estúdio fotográfico também entrou para as estatísticas dos furtos. O dono teve um prejuízo bem maior do que os R$ 6 mil gastos para comprar o televisor e o vidro temperado de quase quatro metros de altura.
“Além de tudo, temos um prejuízo psicológico, porque ficamos com aquela insegurança. Por mais que sejam feitos todos os investimentos, nunca teremos mais a sensação de que estamos realmente seguros”, conta o gerente de eventos, Emanuel Freire.
Quem tiver alguma informação que possa ajudar a polícia no esclarecimento de crimes deve ligar para o telefone 190. Não é necessário se identificar.
Fonte: Site Ifronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Em Prudente, cerca de 4,3 mil deixaram escola sem concluir ensino fundamental
- Exposição Nacional de Orquídeas em Presidente Prudente reuniu mais de quatrocentas plantas
- Prudente: Centro de Treinamento de Basquetebol Unimed/Semepp está com inscrições abertas
- Vigilante que se passava por agente da PF é preso em Presidente Prudente
- Educação integral é oferecida a 100% dos alunos do fundamental em escola da Vila Luso em Prudente