Ventos de 60 Km/h derrubam árvore no Calçadão de Prudente
quinta-feira, 26 de abril de 2012Ventos de 60 Km/h, que duraram aproximadamente 10 minutos, foram suficientes para derrubar uma árvore de grande porte no Calçadão da Maffei, um dos pontos mais movimentados de Presidente Prudente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, várias ocorrências foram registradas na tarde desta quinta-feira (26). Uma idosa foi encontrada inconsciente em um elevador após ficar presa pela falta de energia.
Em Prudente, dados do Centro Meteorológico da Unesp registraram rajadas de 60 Km/h por volta das 15h. Até o momento, foram 6,8 milímetros de chuva.
Segundo o radar, um sistema frontal associado a uma baixa pressão atua sobre o Paraná e em parte do Estado de São Paulo, ocasionando muita nebulosidade e ocorrência de chuvas.
Árvore caiu
No Calçadão da Maffei, uma Sibipiruna caiu com os fortes ventos, provocando falta de energia nas imediações. Não houve vítimas. “Eu vi a árvore meio torta. Ela foi entortando até cair. Um grande susto”, diz o auxiliar geral, Adriano de Lima. “Ela está sem raízes”, alerta.
De acordo com a técnica ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thais Fernanda Silva, o fator principal para a queda foi a ventania. Porém, ela aponta que as reformas no Calçadão podem ter abalado a estrutura da árvore. “Temos que ver que essa árvore teve sua estrutura de raiz abalada com a reforma. Lá, foram feitos buracos para a nova rede de esgoto. Temos que verificar o motivo. Mas, a principal causa é o vento”, resume.
“Estou com cinco chamados de queda de galhos e árvores. Outra equipe verifica a outra parte da cidade. A maioria é relacionada à queda de galhos de grande porte”, explica.
Ainda no Calçadão, um toldo de uma loja foi arrancado pelos ventos atingindo um poste de iluminação. Ninguém se feriu.
Destelhamentos
Em levantamento divulgado pelo 14º Grupamento do CB, as regiões mais afetadas foram o Centro e a Zona Norte da cidade.
Foram realizadas duas vistorias técnicas operacionais para orientação por causa dos ventos; seis atendimentos de quedas de árvores e cinco destelhamentos. Apenas no Bairro Morada do Sol foram três casas destelhadas.
Presa no elevador
Houve registro de destelhamentos de casas em bairros prudentinos. Uma idosa foi encontrada desacordada em um elevador de um prédio na área central da cidade. O equipamento ficou travado com a falta de energia elétrica. Socorrida pela equipe de resgate, ela passa bem.
A Rede Caiuá, empresa responsável pelo fornecimento de energia, ainda contabiliza os chamados. Porém, adianta que vários bairros apresentam queda de eletricidade.
Fonte: Portal Prudentino
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Moradores são contra instalação de aterro em Presidente Prudente
- Prudente e região assinam convênio para obras de habitação
- Aplicativo criado por morador de Prudente entra para lista dos mais baixados
- Sert oferece vagas para balconista e cozinheiro e outros cargos em Prudente
- Idosa de 74 anos se forma na Etec de Presidente Prudente