Escolas municipais de Presidente Prudente realizam ações voltadas para famílias
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Ações Complementares à Educação e do Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação, elaborou um documento solicitando que todas as unidades escolares organizassem trabalhos relativos à importância do acompanhamento dos pais na vida escolar da criança. A medida, que atende a orientação do Ministério da Educação (MEC), consiste em fortalecer o trabalho com famílias, já desenvolvido pelas escolas no início do ano letivo, utilizando a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. O material foi elaborado pelo MEC com a finalidade de reforçar a importância dos pais participarem da vida escolar de seus filhos.
Foi sugerido aos gestores que organizassem com seus profissionais (professores, educadores, serviços de apoio), formas de trabalhar de maneira clara as dicas e sugestões propostas na cartilha, para que os familiares possam colocá-las em prática, sabendo que quando os pais participam os filhos aprendem mais e melhor. Os momentos da acolhida dos alunos/pais pelos profissionais, a realização da entrevista inicial, bem como a primeira reunião de pais, são fundamentais para disseminação destas informações e cada unidade teve a oportunidade de elaborar ações procurando envolver e despertar nas famílias o interesse pela participação na vida escolar de seus filhos.
Algumas escolas já estão encaminhando as ações desenvolvidas, tendo como foco principal a importância da participação e parceria das famílias no processo ensino-aprendizagem das crianças. De acordo com a assistente social Regina Ferreira Pinhal, coordenadora do Comitê Prudente na Mobilização Social pela Educação, o objetivo é divulgar as ações que as escolas já desenvolvem, não só no município, como também disponibilizá-las no site e blog do Ministério da Educação, que conta com experiências de trabalho de mobilizadores com famílias em várias regiões do país.
Segundo dados do relatório de avaliação do MEC 2008/2011, foram registradas mais de 970 publicações de experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade realizadas por iniciativas de mobilizadores, lideranças sociais e religiosas, gestores, educadores e representantes de órgãos públicos, entre outros.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Servidores de Presidente Prudente receberão salários na sexta-feira sem reajuste
- Sem acordo, 28 policiais federais de Prudente encerram greve oficialmente
- Chuva inunda avenidas e derruba árvores em Presidente Prudente
- Presidente Prudente: Quase metade dos prudentinos ganha até 2 salários
- Prudente mantém saúde e limpeza no feriado