Taxa de mortalidade em Presidente Prudente cai 16,9% em 5 anos
terça-feira, 1 de novembro de 2011Na comparação entre 2006 e 2010, a taxa de mortalidade em guia de Presidente Prudente teve redução de 16,9%, passando de 11,8 óbitos a cada mil nascidos vivos para 9,8, conforme dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A cidade foi destaque em uma reportagem da edição 2.241 da Revista Veja, chamada Especial Cidades, que aponta Prudente com a menor taxa de mortalidade infantil entre os 106 municípios com mais de 200 mil habitantes analisados no País, com exceção das capitais.
Na publicação da Editora Abril, são avaliados os dados de 2009, quando a cidade registrou taxa de 8 mortes por mil nascidos vivos, ficando dentro do que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é abaixo de 10 por mil. Com tal indicador, Prudente ficou no rol das melhores, em que também estão Americana (SP), Viamão (RS), Macaé (RJ) e São José do Rio Preto (SP). Por outro lado, as cidades apontadas com os piores índices foram Itabuna (BA), Vitória da Conquista (BA), Marabá (PA), Campos dos Goytacazes (RJ) e Santarém (PA).
O secretário municipal de Saúde de Prudente, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, avalia que a cidade é destaque com a menor taxa de mortalidade infantil entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, em decorrência do trabalho que tem sido desenvolvido desde quando a mulher descobre a gestação até depois que o bebê nasce.
Fonte: O Imparcial
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Ar seco aumenta procura por hospitais em Presidente Prudente
- Produção de óleo de eucalipto é destaque em Presidente Prudente
- Ministério Público do Trabalho abre inscrições para estágio em Presidente Prudente
- Banco do Povo chega a Presidente Prudente e mais cidades do Estado
- Prudente: Casa no Jardim Bongiovani tem cerca danificada e é furtada