Serviço de Inspeção Municipal orienta sobre comercialização de leite in natura em Presidente Prudente
quinta-feira, 20 de outubro de 2011A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade Presidente Prudente (Sedepp), por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), orienta a população sobre os riscos referentes à comercialização e aquisição de leite in natura (isto é, não pasteurizado), que oferece sérios riscos à saúde humana. De acordo com a médica veterinária e diretora do órgão, Maria de Lourdes Mussa, o alerta se faz necessário porque alguns produtores rurais que comercializam esse tipo de produto não estão atendendo a exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Instrução Normativa nº 51). A exemplo do processo de refrigeração do produto, prática ignorada por muito deles, mas que se levado a sério, ajuda a evitar a proliferação de microorganismos existentes no leite.
“Laticínios estão descredenciado produtores que têm utilizado de forma indiscriminada antibióticos no tratamento de vacas em lactação por problemas de mastite, metrite ou outras doenças infecciosas. Quando isso ocorre, o leite de consumo ordenhado acaba sendo contaminado por antimicrobianos [antibióticos]”, explica. “O descredenciamento também ocorre por fraudes no produto, entre eles adição de água, sal e urina do animal”, completa.
A diretora do SIM alerta ainda sobre o perigo do produto estar sendo comercializado pelos chamados leiteiros em garrafas pets ou tambores mal higienizados. “A pessoa que consome o leite in natura corre sérios riscos de contrair doenças como brucelose, tuberculose, além de infecções tóxico-alimentares que são ocasionadas por leite e seus derivados. E esse alerta é importante porque muitas acham que estão comprando saúde, quando na verdade estão adquirindo sérios problemas”, ressalta.
Por fim, vale explicar que o processo de pasteurização referido na reportagem serve para eliminar a fontes patogênicas (microorganismos e zoonoses) presentes no leite. No processo de fervura do leite in natura, por exemplo, algumas bactérias podem ser eliminadas, mas as toxinas ficam e as características do leite são alteradas, como a proteína. A pasteurização, por sua vez, mantém as características do leite.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Hospital Estadual em Presidente Prudente abriu inscrição para técnico em enfermagem
- Presidente Prudente: bolivianos são presos com cápsulas de cocaína no estômago
- Presidente Prudente alerta para mudanças e perigos da gravidez na adolescência
- Sabesp projeta proposta de R$ 179 milhões para Presidente Prudente
- Programa da Unesp de Presidente Prudente trata obesidade em crianças