Programa DST/Aids amplia locais que oferecem testes rápido de HIV e Sífilis em Prudente
segunda-feira, 7 de outubro de 2013Com o objetivo de atingir a meta de realizar a testagem de 100% da população em relação ao vírus HIV, o Programa DST/Aids de Presidente Prudente capacitou os equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) para oferecer os testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis diretamente nas unidades, com resultados prontos em aproximadamente 15 minutos.
Conforme o coordenador do Programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, a ampliação do serviço é resultado da iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente e representa uma estratégia importante para alcançar a meta do Ministério da Saúde.
De acordo com o coordenador do Programa DST/Aids, a oferta dos testes rápidos nas UBSs e ESFs teve início há cerca de 10 dias e o serviço já está em pleno funcionamento. Segundo ele, antes o teste rápido era ofertado apenas no Ambulatório Médico Municipal, onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A novidade é que o serviço foi estendido para atender a população e levar o serviço diretamente nos bairros, para facilitar o acesso de todos. Inicialmente cada unidade de saúde recebeu dois kits sendo cada um com 25 testes, que devem ser abastecidos conforme a demanda.
Com a ampliação, o teste rápido de HIV e Sífilis, passa então a ser ofertado nas ESFs dos seguintes bairros: Jardim Morada do Sol, , Humberto Salvador, Parque Alvorada, Jardim São Pedro, Jardim Cambuci, Parque Primavera, Jardim Regina e dos distritos de Montalvão e Floresta do Sul. Os exames também passam a ser oferecidos nas UBSs dos seguintes bairros: Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Jardim Santana, Jardim Guanabara, Cohab, e no Palácio da Saúde, na Avenida Brasil.
Para capacitar as equipes das unidades de saúde para realizar o teste rápido, a equipe do Programa DST/Aids participou de capacitação no Centro de Referência em Treinamento DST Aids da Secretaria de Saúde do Estado, para repassar os conhecimentos para toda a rede de saúde do município.
As capacitações das equipes de saúde ocorreram entre os meses de agosto e setembro, foram capacitados enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos. Foram no total mais de 20 profissionais que atuam em UBS e ESF de Prudente.
Segundo o coordenador do Programa DST/Aids, para atingir a meta e realizar o teste em toda a população de Prudente e da região, além da ampliação dos testes nas unidades de saúde, o Programa DST/Aids, inicia os preparativos da Campanha Fique Sabendo, que irá ocorrer do dia 25 de novembro ao dia 1ª de dezembro.
O programa DST Aids também conta com o trabalho extramuros realizado com o apoio da UBS Móvel / CTA Móvel. “O projeto consiste em realizar visitas para atingir o público vulnerável à doença em locais com grande com aglomerado de pessoas”, finaliza.
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Presidente Prudente volta a registrar caso de dengue após pausa de mais de dois meses
- Polícia apreende 900 kg de maconha em Presidente Prudente
- Presidente Prudente: Ipem e Sedepp fiscalizam balanças nesta semana
- Montanha de lixo é deixada a poucos metros do Depósito de Entulhos em Prudente
- Sesi tem exposição de obras com materiais recicláveis em Presidente Prudente