Centro de Presidente Prudente terá obras para acessibilidade
quinta-feira, 11 de agosto de 2011A Prefeitura da cidade Presidente Prudente deu início ao processo licitatório na modalidade tomada de preço, para contratação da empresa que realizará o projeto de adequação e acessibilidade no quadrilátero central. De acordo com o secretário de Planejamento, Laércio Alcântara, cerca de R$ 280 mil devem ser investidos no projeto.
“Dentro do programa de reestruturação no sistema viário do quadrilátero, elaboramos este específico para que todas as esquinas com a Barão e a Gurgel, passem a contar com dispositivos de segurança de pedestres, acessibilidade [piso tátil] para cadeirantes ou àqueles que têm dificuldade de locomoção, além de grades protetoras para garantir a segurança tanto de motoristas quanto de pedestres”, explica.
Segundo a prefeitura prudentina, o objetivo por meio da empreitada é proporcionar mais segurança aos motoristas e motociclistas, bem como melhores condições de trafegabilidade aos pedestres, sobretudo nas confluências das duas ruas paralelas ao Calçadão da Tenente Nicolau Maffei, sendo elas a Doutor Gurgel e a Barão do Rio Branco.
Por enquanto, segundo o diretor do Departamento de Compras e Licitação, Paulo Eduardo Barcello, o edital é confeccionado pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos. “Assim que o edital descer da Assessoria Jurídica, o Departamento de Compras e Licitação deverá publicá-lo em atos oficiais. A contar dessa publicação, as empresas interessadas terão até 15 dias para apresentarem os envelopes com as propostas”, informa.
O chefe da Semav (Secretaria de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Luiz Abel Gomes Brondi, acrescenta que as calçadas das esquinas serão estendidas nas extremidades dos quarteirões. “Na verdade vamos aumentar a área de passeio nas laterais e, consequentemente, diminuir o trecho de travessia. Essas mudanças não vão interferir em nada no que se refere aos estacionamentos. Portanto não haverá diminuição de vagas”, lembra.
Ainda de acordo com Brondi, sinalizações de solo e vertical, além de grades de proteção também serão colocadas para que o pedestre não faça travessia na diagonal. “A principio muitos vão estranhar, achar desnecessário e incômodo esses dispositivos. Mas a gente acredita que essas medidas vão educar os pedestres para uma travessia consciente e segura”, encerra.
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Prefeitura de PP abre seleção para médicos plantonistas socorristas
- Presidente Prudente: CCZ encerra primeiro dia de plantão no Humberto Salvador com 60 amostras coletadas
- Natal Sem Fome entrega 40 toneladas de alimentos para entidades
- Presidente Prudente é uma das 100 melhores cidades para se morar, diz Firjan
- Programa da Unesp de Presidente Prudente trata obesidade em crianças