Chefe do Ministério da Cultura avalia como excelente encontro de produtores em Prudente
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013Durante a manhã desta quinta-feira (21/02), aproximadamente 80 artistas e produtores culturais que trabalham para fortalecer e divulgar a cultura afro-brasileira na região do de Presidente Prudente estiveram reunidos na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo no Centro Cultural Matarazzo. Lá, os presentes representaram 30 cidades do oeste paulista. O encontro foi conduzido pelo chefe da Representação Regional de São Paulo (RRSP) do Ministério da Cultura (Minc), Valério da Costa Bemfica, e pelo responsável pela Representação Regional da Fundação Cultural Palmares (FCP), Nuno Coelho.
No evento na cidade de Presidente Prudente foram proferidas informações e capacitações sobre o processo de inscrição nos ‘Editais para Produtores Negros’ para captação de recursos federais. Os editais são viabilizados pelo Minc em parceira com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). “Prudente é uma cidade importante e pólo da região. Município em que o trabalho do Minc tem tido bastante apoio no sentido de mobilização, convite das pessoas, disponibilidade de estrutura. Enfim, a Secretaria Municipal de Cultura tem sido uma boa parceira para fazermos o conjunto de multiplicações que precisamos das políticas do Ministério da Cultura”, pontua Bemfica.
O chefe do RRSP avalia o encontro em Prudente como excelente. “Deu para sentirmos pela presença mútua das pessoas e pelo questionamento que teremos um grande nível de repercussão. A partir disto, sabemos que as pessoas vão fazer seus projetos e não só isso, vão multiplicar as informações proferidas ensinando as demais como que se faz o projeto e vão fazer também o processo de capitalização desses editais”, aponta.
Conforme a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial (Comir), Ivonete Aparecida Alves, o evento serviu também para cada grupo cultural saber em qual colegiado se encaixa e qual edital deve solicitar. “Foi importante a participação dos produtores, não só para ter conhecimento em qual edital seu grupo se encaixa, mas também para construir parcerias”, finaliza.
Vale lembrar que as que as oficinas disponibilizadas pelo Ministério da Cultura contemplam diversas linguagens culturais, dentre elas cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas e de artes visuais, circo, música, dança, teatro, entre outras. A iniciativa consiste numa parceria do Minc e da Seppir, com apoio das secretarias municipais e Departamentos de Culturas. Alguns dos editais divulgados pelo são nas áreas de Arte Negra; Autores Negros; Pesquisadores Negros; e Pontos de Leitura. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Presidente Prudente soma mais de dois mil e quinhentos motoristas que não pagaram o IPVA
- Balcão de Empregos inicia semana com mais de 570 vagas em Prudente
- Avenidas de Prudente podem receber semáforos com temporizador
- Taxa de homicídios na região de Presidente Prudente fica abaixo da média nacional
- Prêmio São Paulo de Literatura promove bate-papo em Presidente Prudente