Presidente Prudente: Setor de Projetos da Seplan encerra 2012 com mais de 4 mil novas aprovações imobiliárias
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012É notável o crescimento urbano vivenciado pelo município de Presidente Prudente nos últimos anos, o que tem refletido diretamente na valorização imobiliária. Prova disso, é o aumento no número de ‘Aprovações’ e solicitação de ‘Habite-se’ registrados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan). Conforme o secretário da Seplan, Laércio Alcântara, em 2012 foram aprovados 3.133 novos projetos de construções, que tiveram início neste ano. Em relação as construções já prontas e que solicitaram Habite-se foram no total 950 para garantir a regularização de novos prédios residenciais e comerciais na cidade. No total, entre Aprovações e solicitações de Habite-se, o setor contabilizou mais de quatro mil novos projetos que movimentaram o setor imobiliário e da construção civil em 2012.
Os projetos que conquistaram Habite-se, totalizaram 175.550,18 novos metros quadrados de área construída, o que representam mais de mil novas construções em Prudente. O secretário informa ainda que Prudente conta com que tem muitas construções prontas, ou em fase de finalização que ainda não solicitaram o Habite-se. Conforme o secretário, com o total de 950 Aprovações de novos projetos registrados no Setor de Projetos da Seplan, a estimativa é que Prudente tenha ganhado 466.202,69 novos metros quadrados de áreas construídas. Já em relação às regularizações de construções de casas antigas o Setor de Aprovações de Projetos registrou 620 neste ano.
O secretário ressalta que o aumento no número das regularizações é resultado do esforço da atual gestão e do empenho da equipe de fiscalização da Seplan, bem como nas facilidades no processo de regularização oferecidos pela Prefeitura de Presidente Prudente com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) e Secretaria de Finanças. O trabalho resulta na maior conscientização da população em procurar um profissional para regularizar os projetos de construção. “A intenção é propor uma ordem urbana em relação as construções irregulares que apresentam risco, além de orientar os proprietários de terrenos baldios em relação a construção de calçadas e de muros de proteção”, orienta o secretário.
De acordo com o secretário as aprovações tiveram aumento significativo se comparado aos anos anteriores. Segundo ele, em 2008 a média era de 50 mil novos metros quadrados de área construída. Em 2009, o número saltou para 110 mil metros quadrados; já em 2010 atingiu os 150 mil metros quadrados. No ano passado, o se alcançou o recorde de mais de 500 mil novos metros quadrados de área construída. Nos dados aparecem os projetos de ampliação de dois grandes shoppings da cidade, além do Programa Minha Casa Minha Vida.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Polícia apreende quase 1 tonelada de maconha na região de Presidente Prudente
- Presidente Prudente oferece vagas para atividades culturais em julho
- Curso de operadores do comércio e frentista está com inscrições abertas em Presidente Prudente
- Presidente Prudente: Já dá para tirar segunda via de certidões civis na internet
- Perímetro urbano representa pouco mais de vinte por cento do território prudentino