Rua que homenageia político em Prudente nem placa tem
sexta-feira, 16 de novembro de 2012Ontem, 15 de novembro, foi o dia em que se comemora a Proclamação da República. Um dos principais nomes relacionados à data, Marechal Deodoro da Fonseca, empresta seu nome a uma avenida na Vila São Jorge, em Presidente Prudente. Quem passa pelo local mal se lembra do fato histórico e do político, que inclusive está ausente nas próprias placas de sinalização da via.
A avenida é pequena, com apenas quatro quarteirões de extensão, e nela há placas somente com o nome das ruas que cruzam. Com “Marechal Deodoro” escrito há apenas uma, que ainda está escondida atrás de outra placa de propaganda.
“Não sei que avenida é essa”, disse a estudante Ana Clara Negrão. Apesar de estar na oitava série, a aluna também não sabia o que foi a Proclamação da República e muito menos quem era o tal marechal.
“A maioria não liga para o motivo do feriado, só gosta mesmo do feriado”, completou Ana Clara. No time dos esquecidos também entra o vendedor Flávio da Cunha que, pelo menos, sabia qual era a avenida, mas também desconhecia o “padrinho” da via e o motivo da data.
“É o feriado da Independência?”, perguntou aos risos. “Acho que a gente esquece por causa da correria”, falou, justificando que estudou até a quarta série.
Que data é essa?
“Foi quando acabou o governo imperial e teve início o governo civil. Quem liderou a ação na cidade do Rio de Janeiro foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que acabou se tornando o primeiro presidente do país”, explica o docente.
Ainda segundo ele, esse assunto é obrigatório na escola, mas alguns professores dão um foco maior, outros nem tanto. “Depende também do material. Há ainda lugares que costumam cultuar mais o Dia da Bandeira, dia 19 deste mês”, ressaltou Ferreira.
Esquecimento
Para o professor, as datas históricas estão caindo em crendice. “A população está esquecendo, de certa forma, o patriotismo, o civismo. As pessoas não guardam os nomes importantes da história, lembram mais dos políticos atuais.”
“Somos relaxados, não vamos atrás para descobrir quem foram tais políticos”, destacou a estudante Regina Célia. Ela disse que Marechal Deodoro foi um “importante marechal do exército” e depois riu de sua resposta redundante.
“Vivemos em uma região com diversas menções políticas, começando pelos nomes das cidades. Isso é uma forma de preservar a história. As pessoas olham o nome e lembram-se da pessoa, do contexto histórico”, salientou Ferreira.
Sinalização
Sobre a falta de placas na Avenida Marechal Deodoro, a responsabilidade dessa manutenção é da Secretaria de Assuntos Viários (Semav). Em resposta, o secretário de Comunicação da Prefeitura, Marcos Tadeu Cavalcante, informou que não é somente essa avenida que está sem identificação.
“É um problema em vários locais. Infelizmente esse é um tipo de depredação comum e silenciosa. A Semav está fazendo um levantamento dos locais sem identificação e até dezembro deve começar a recolocar as placas”, garantiu.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Venda de veículos cresce 2 por cento em Presidente Prudente este ano
- Vazamento de gás provoca princípio de incêndio na Paróquia Santo Antônio em Presidente Prudente
- Presidente Prudente registra o primeiro caso de leishmaniose canina do ano
- Presidente Prudente: Estado de São Paulo faz campanha para colocar vacinação de crianças em dia
- Fluxo no aeroporto de Presidente Prudente aumenta mais de vinte por cento neste ano